Pages

Thursday 16 August 2012

Nossa experiência no kita em Berlin!


As amigas brincando!
Confesso que estou impressionada com a minha pequena Sophia!

Estou feliz, feliz de chorar quando penso nela. Sei que sou exagerada, mas é isso que acontece.
Penso na superação, nos momentos de aflição que ela passa e está vencendo.
Na lingua alemã  que é nova pra ela. Nas crianças querendo abraçar ela, tocar e conversar, pois ela é a "Neues madchen"(nova menina) do kita. O ambiente todo é novo para ela, e aos poucos o trauma da escolinha anterior está passando e ela gosta de ir, porque as pessoas gostam dela e fazem ela se sentir bem vinda!

Ela está crescendo e vendo um mundo tão diferente do qual eu e o pai dela vivemos.
Um mundo com muitas informações, e tudo muito rápido.

Coloquei ela na escolinha pois eu não sou a mais criativas das criaturas e estava me faltando idéias do que fazer com ela durante o dia inteiro!!
Estava me sentindo culpada, pois estavamos sozinhas, não tinhamos interação com ninguém, nem nos parquinhos.
Outro fator que levei em conta, foi o fato de que podia comprar todos os brinquedos que ela queria e nada mais satisfazia. Agora ela chega em casa e brinca um moooonte com as coisinhas dela e tbm inventa coisas novas!

Primeiro procuramos uma escolinha bilingue(Ingles - Alemão) mas não tinha vaga.

Fomos ver uma outra que ficava looonge aqui de casa, e sinceramente, quase não entrei lá!! Mas fomos em frente pois tinhamos horário marcado! Vocês acreditam que as crianças que dormem depois do almoço, fazem isso do lado de fora(tipo umas caminhas de acampamento!!)??? Hello??
Perguntei pra diretora se isso era no verão, e ela falou que não, o ano todo!! Pois faz bem pra saúde!!!
Well, depois dessa eu agradeci e fomos embora! Já tinha descartado mesmo!

Na verdade essa onde a Sophia está, foi a primeira (primeiríssima) que vimos, lá em março ainda. Mas não tinhamos certeza de colocar ela logo ou não, e tbm tinhamos que esperar e juntar a papelada pra fazer o pedido do KitaGutshein, pois as escolinhas são financiadas pelo governo! E o valor que pagamos, depende de quantas horas a criança vai ficar na escolinha por dia.

A diretora fala um pouco de Inglês. Então nossa conversa é uma mistura de Alemão com Inglês e assim vamos nos entendendo!
Com as "tias" a conversa é só em alemão...aí eu tenho que me virar e rebolar pra conseguir entender e fazer com que elas me entendam. Mas por enquanto tudo ok.


Como já falei, estou feliz, muito feliz e orgulhosa!

Fotinhos da escolinha seguem, sorry, a qualidade não é das melhores, mas dá para ter uma idéia!

Uma parte da sala, tem formato em L, e a porta conecta com a sala da outra turma!


3 comments:

  1. Dani, very happy for Sophia and for you! The school looks very nice!!!! How many days is she going???

    ReplyDelete
  2. Hi Nadia!
    She is enjoying it :)
    Sophia goes every day, from 9am - 2pm.
    Half hour journey each time. It means I spend 2 hours of my day coming and going!! (when the bus or tram are on time!!)

    Miss you girl.
    xx

    ReplyDelete
  3. As crianças vivem pra surpreender. :)
    Ela continuará te dando alegria!
    Bjs!

    ReplyDelete