Pages

Tuesday, 22 October 2013

Sophia "muddled up" in Brazil!!

Sophia e Lorenzo antes do embarque.
  Dia 14 de agosto foi um dia muito especial, Sophia e eu fomos fazer nossa viagem juntas, sozinhas, sem o papai!
A ida foi mais divertida, tinha a companhia do amiguinho que agora está morando no Brasil, e eu tbm tinha com quem conversar. Ou seja, todo mundo super feliz!

Chegando no Brasil, deixamos nossos amigos em POA e fomos em direção a Sta City.
Sophia ainda confusa com a língua portuguesa, pois me perguntou no dia seguinte: "Porque todo mundo fala assim aqui "na" Sta Clara?"
Expliquei que estavamos no Brasil e que ela iria ouvir todo mundo falando em portugues!
Estamos super acostumados com ela falando meio a meio(um pouco de português e o resto em Inglês), mas até chegar no Brasil e ver que as pessoas não entendiam ela, eu não havia me dado conta, o quanto ela fala em inglês.
Então vem o primo pra brincar e ele não entende ela, claro!

Tomás: "Dinda, tu pode pedir pra Sophia falar em português comigo, eu não entendo o que ela fala?"
Vou lá, explico pra ela e tal. Ela me diz que vai tentar.
Tomás dois minutos depois: "Oh dinda, ela ainda não ta falando em portugues!!"
Sophia : "I'm sorry Tomás, but I get all muddled up!" (Desculpa Tomás, mas eu me confundo!)
Enfim, não quis forçar nada né! Falei pra ele vir me perguntar caso não entendesse alguma coisa.

Com o passar dos dias, ela foi falando mais e mais português, mas nunca deixando de lado as palavras chave em Inglês.
Quero repetir essa experiência, quero que ela vivencie a nossa cultura, conheça nossas famílias, possa compartilhar momentos com o primo e primas. Quero que ela disfrute da presença das avós e tias dela.

Fomos também visitar minha cunhada que teve um AVC, um mês antes da nossa viagem. A Loici está se recuperando, mas estava bem debilitada quando fomos ver ela. Sophia sempre foi uma grande fã da tia Ci e eu espero que quando formos rever ela novamente, elas possam correr juntas por aí!

Sophia adorou as primas Bianca e Gabi. "Elas são tão lindas mamãe, parecem princesas!"

Fomos a Sampa ver o querido dindo da Sophia. Tivemos dois dias maravilhosos com o Valdir. Passeamos no sábado, a noite pedimos pizzas e tomamos aquele vinho Chileno gostoso ( que agora ele está viciado!!) Conversamos sobre a vida, sobre tudo na verdade e foi tão bom.
Domingo lindo de sol e calor, enquanto no sul "chovia canivete" e estava um frio do cão!! A noite, meu chef (Valdir) cozinhou pra gente e estava uma delícia!!
Segunda feira fomos a São Carlos e passamos dois dias lá com amigos extra especias. Sophia adorou rever a amiguinha Alicia e estava muito triste quando tivemos que ir embora na quarta feira.
Chegamos em Porto e passamos a noite na casa dos Buenos(nossos amigos que estavam em Norwich e se mudaram de volta pra Porto A.)
Fui rever o pessoal da Livraria onde trabalhava e adorei rever minha querida amiga Mari, com que podia desabafar e pedir conselhos quando trabalhavamos juntas.
Crianças na cama, fondue e vinho pras mamães. As Dani's então começaram a filosofar mais uma vez...
Quinta-feira voltamos a Sta Clara e os dias passaram voando.
Reencontrei amigas de infância, matei um pouco da saudade. Bom saber que está tudo bem. Que nem tudo é perfeito e cada uma está lutando pelos seus objetivos.
A viagem de volta? Não vou nem comentar...Ficar mais de 30 horas sem dormir não é me deixa exatamente de bom humor!!

xxx


Friday, 18 October 2013

Retorno das férias...

Estive fora do ar por um tempo. Muitas idéias na cabeça e pouca vontade de escrever.
Já fazem mais de 3 tres meses que não escrevo por aqui, e juro que não é por falta de assunto, é "laziness" mesmo, mais conhecida como preguiça!!

Em agosto Sophia e eu fomos passar alguns dias no Brasil. E foram as melhores férias que eu tive nos últimos anos. Really. Foram 17 dias non-stop! Passei a maior parte do tempo com minha mãe, irmãs , sobrinhas e meu sobrinho lindo. Pude rever amigos e amigas que eu não via a muuuuito tempo, alguns deles fazia mais de 10 anos!! E sabe aquela sensação de bem querer, paz, harmonia? Eu me senti assim.
Fomos a SP rever meu melhor amigo e padrinho da Sophia  e fomos a São Carlos no interior de SP, rever os amigos que lá fizemos em 2006, quando saímos de Porto Alegre pra morar lá (na primeira tentativa!)
Comi aqueles churrascos maravilhosos que meu tiu Camilo e cunhado Alceu sabem fazer. Delícia!
Comi rosca da padaria, pipoca com melado da mana Tina, sagu de vinho(beeem forte) que minha sobrinha e eu fizemos juntas, feijão fresquinho da mãe, lasanha da mana Téia. Brinquei com meu sobrinho, tomei chimarrão de monte, comi pães de queijo pra matar as saudades... fiz várias fotos pra recordar tudo. Fomos a Gramado passear num dia lindo e ensolarado.
Ganhei presentes e a Sophia tbm! Quem não gosta de presentes??

Não pude rever todos os amigos que eu tinha em mente. Mas dei o máximo de mim e curti cada momento. Na segunda-feira pela manhã, tive que me despedir da minha mãezinha e começar a minha viagem de volta pra casa. Não foi fácil. Sophia queria ficar mais, eu queria ficar mais.
Deixei o carro que alugamos em Lajeado e peguei o onibus pra Porto Alegre. Dois motivos: estava chovendo e eu odeio dirigir na chuva(digasse muita chuva!) e eu não pude mais conter as lágrimas(como eu iria dirigir com os olhos inundados?).
Enfim, foram 30 hrs de porta-a-porta. Fuso horário e milhões de outros sentimentos me deixaram bem pra baixo.

Depois que você volta pra casa, todo mundo te esquece(não todo mundo, minha mãe e irmãs sempre lembram de mim!)
Mas não sei se vcs me entendem. Eu sinto falta dos meus amigos. Eu lembro de um monte de gente, e fico toda emocionada quando vejo uma foto das antigas. Mas aí eu volto pra casa e parece que tudo acaba, até não sei quando eu for pra lá novamente. Me sinto excluída de tudo.
E não é por falta de interesse meu. Enfim, eu estou aqui longe de todo mundo que um dia foram a minha razão de viver, pois era isso que pensavamos la na adolescencia, achavamos que não consegueríamos viver uns sem os outros. Claro que crescemos, a maioria casou ou está quase lá e alguns tem filhos como eu. Mas eu queria que soubessem que serão sempre especias pra mim e SIM, eu me preocupo com vocês: pronto falei!

Obrigada a todos meus amigos e minha família que fizeram um esforço para poder nos rever e fazer companhia. Dei muita risada, gargalhada e vocês meus queridos, fazem a diferença na minha vida.
Um muito obrigada em especial a querida Silvia e Tati, que foram nos fazer companhia no aeroporto em Poa.
As meninas da família e abaixo, minha mãe com os netos:



** Próximo post : Sophia "muddled up" in Brazil